quinta-feira, 21 de maio de 2009




A menor e maior bateria executável do mundo!!!


A menor e maior bateria executável do mundo!!!... Menor no tamanho e maior no número de peças.
São 24 pads (sensores) do tamanho de uma pratinha de 1 Real...
Não é automática, é totalmente executável e ao vivo...
O som é de bateria acústica e perfeito...
São várias sensibilidades em cada pad... No meu caso de 16 a 25...
A idéia foi aderir a praticidade e agilidade na montagem e passagem de som nos shows. Mas acabou virando sensação e despertando a curiosidade de todos pelo tamanho, pela pureza e realismo do som, e pela habilidade do baterista...


Reportagem Rede Globo Canal 25 - MGTV


Apresentação TV Itaperuna Canal 21 - Itaperuna RJ


Apresentação na Band BH - Programa Minas Urgente com Ricardo Sapia - Belo Horizonte MG


Apresetação na TV Atividade Canal 7 - Muriaé MG


Vista por cima






Video Reportagem Rede Globo Canal 25 - MGTV




Video Reportagem na TV Atividade Canal 7 - Muriaé MG




Video Apresentação na Band BH - Programa Minas Urgente com Ricardo Sapia - Belo Horizonte MG




Video Apresentação Festa Anos 80




Recentemente eu mudei todos os samplers dela. Se as pessoas já achavam bem real, hoje irão se impressionar bastante!!!... Os samplers são muito fieis e multicanais. São tocados juntos o som da peça (mono) + os overs (stereo) da sala onde foi gravado. Assim vc pode mixar a seu gosto... Isso fez toda a diferença e em no mínimo 48KHz... Até eu que sou muito chato e exigente me espantei... Está muito bom e muito real!!!...







Pearl Rhythm Traveler GIG - Um show de praticidade e som!



Bumbo 16"/14" = Caixa madeira 10" = Toms 8", 10", 12" = Pandeiro Contemporânea madeira e couro 8"= Bongô Headliner 6 3/4" e 8" = Tamborim Torelli com clamp 6" = Pandeirola LP e clamp LP = Cowbell Afro e clamp LP = Tom extra RMV (Ruim Mas Vai) 8" = Pedal duplo Pearl Power P-201TW e P-201P = Hi-hats Zildjian Z Custon 14"= China Zildjian Oriental 14" = Crash Zildjian Avedis 12" EFX #1 = Ride Sabian AA Medium 20" = Splash Zildjian Avedis 10" = Crash Wuhan S 16" = China Kashmir EFX 11" = Splash Orion 6".



Detalhes das ferragens.
Não existe nunhuma ferragem no chão, todas presas no Bumbo (Menos o Hi-Hat... Ainda!).


Lateral direita.

Tom holder do Surdo + Clamp Gibraltar SC-UGC articulado e destacável + estante de prato Ride 20" apoiado no pé do Bumbo fazendo "mão francesa" anulando força gravitacional, sem forçar o Tom Holder.



Detalhe do posicionamento do microfone do Bumbo.

Microfone JTS modelo TX-2 (Recomendo).

Resposta de 20Hz a 12.000Hz.



Detalhe frontal do posicionamento do microfone do Bumbo = Microfone JTS modelo TX-2 (Recomendo).

Resposta de 20Hz a 12.000Hz.



Detalhe inferior do Clamp ASK B9 invertido e serrado com microfone Shure SM-57 (Caixa e Tamborim).

Clamp ASK B9: Ótima idéia, leve, pequeno, e simples.



Detalhe superior do Clamp ASK B9 invertido e serrado com microfone Shure SM-57 (Caixa e Tamborim).

Clamp ASK B9: Ótima idéia, leve, pequeno, e simples.



Cowbell Afro preso no aro do bumbo com Clamp LP entre os toms holders (Caixa e Surdo).


Clamp ASK B9 normal com Mic Samson C02 para Ride e Overs, preso no Tom de 10".

Clamp ASK B9: Ótima idéia, leve, pequeno, e simples.



Detalhe da microfonação interna com microfone de bateria Yoga DM-300A, com globo redondo preto, com sistema de amortecimento, redutor de ruido e vibração.

Não há nenhuma interferência externa com a capsula, vc pode socar o casco que nada acontece no audio.

Também não vaza pratos, etc.

É aproveitada toda a ressonância interna da pele e madeira. Como a cápsula está no centro, os harmônicos próximo ao aro são mínimos e é enfatizada a tonalidade da afinação. É o melhor posicionamento de todos.

OBS.: Quando se coloca garras nos aros da bateria, passa-se a viração do tambor para o microfone sujando o audio. Além de ficar próximo ao aro pegando harmônicos indesejados, monos peso, e também sons de fora



Escolhi o Mic de bateria Yoga DM-300A por ele ter ênfase em graves e agudos (Loudness), por ser barato e não ter muitos médios. Assim só serve para toms e não serve para Caixa.

O resultado foi o que eu esperava, um som pesado com graves e agudos definidos, e sem o trabalho de cortar os médios indesejados na mesa.

OBS.: A cápsula é presa no globo através de espumas, não há contato com o globo (menos vibração).

OBS. 2: Este DM-300A não é aconselhado para microfonar por cima por ele não ser tão direcional como SM-57, fica bom, mas vaza muito os Pratos e um pouco de Caixa. (Melhora com uso de Gates, mas é melhor não).

OBS. 3: Use cordão de capoteiro preto encerado.

OBS. 4: O cabo é enrolado em um dos cordões em forma espiral para redução de vibração.



Não aconselho microfonar INTERNAMENTE a Caixa, a não ser que queira usar como trigger ou no máximo som de esteira (meio metálico). Fiz por desencargo de consciência.

Usei uma cápsula TSI por ser boa, resistente e ter um som plano similar ao SM-58 Shure. Não usei globo por não precisar.

O Resultado foi o esperado, só dá esteira! E não é muito puro. Tem um volume em dB inacreditável... Mas dá pra usar de trigger ou de efeito.

OBS.: Tem gente fazendo Caixa microfonada de fábrica, e já digo logo: NÃO FUNCIONA!!!



Detalhe da cápsula TSI 58 na Caixa, que também pode ser usada em Toms. Mas em Toms prefiro Yoga pelas propriedades já ditas, e ainda tem a vantagem de ser mais barato.

OBS. 1: Use cordão de capoteiro preto encerado.

OBS. 2: O cabo é enrolado em um dos cordões em forma espiral para redução de vibração.



Dê somente uma volta e meia com o parafufo da canoa meio frouxo. Esticar mas nem tanto, e apertar o parafuso... Se esticar muito o cordão a cápsula pode vibrar, dependendo da vibração pode gerar uma frequencia baixa indesejável no audio.

A maioria das mesa usam cortes de 80Hz, mas é sempre bom evitar.



O buraco no casco até ajuda pra vc alargar e colocar o plug XLR ribitado no lugar... Assim o casco fica fechado também (Não nesta bateria, mas nas convencionais com tambores fechados).

Se a bateria não tem furo, vc tem que escolher um lugar de fácil acesso, com uma distância boa pra caberear, que seja menos visível possível por estética, e furar com serra copo de 19mm... Não tenha pena não, pode fazer sem dó! É tiro certo!.

Faça nos Toms, mas na Caixa não.

Leia todas as dicas para vc entender melhor como funciona.



Periféricos para Pearl RTG + Mesa + Multicabo.



Case 01: Bumbo Pearl RTG 16" + pratos.

Detalhe do bumbo.



Case 01: Bumbo Pearl RTG 16" + Pratos.

Detalhe dos pratos.



Case 01 fechado.



Case 02: Toms Pearl 8", 10", 12", RMV (Ruim Mas Vai) 8" + Cowbell + clamps LP + Tamborim + Pandeirola (Pandeirola não está na foto, fica ao lado do Tamborim).



Case 02: Toms Pearl 8", 10", 12", RMV (Ruim Mas Vai) 8" + Cowbell + clamps LP + Tamborim + Pandeirola + Caixa (sobre compensado 10mm carpetado e espuma) + espumas.

OBS.: Esta pele de Caixa da Pearl ProTone é horrível!!! Troque pela Remo - USA ou Luen - Dudu Portes porosa.



Case 02: Toms Pearl 8", 10", 12", RMV (Ruim Mas Vai) 8" + Cowbell + Clamps LP + Tamborim + Pandeirola + Caixa + Microfones e Clamps.



Case 02 fechado.



Toda a bateria, pratos, microfones, clamps, percussão, acessórios e ferragens dentro de somente 3 cases.

OBS.: E a melhor de todas!!!: Cabe no banco de traz do meu carro!!!...


Troquei uma Pearl monstruosa e mais cara por esta, e não foi à toa...