Bumbo 16"/14" = Caixa madeira 10" = Toms 8", 10", 12" = Pandeiro Contemporânea madeira e couro 8"= Bongô Headliner 6 3/4" e 8" = Tamborim Torelli com clamp 6" = Pandeirola LP e clamp LP = Cowbell Afro e clamp LP = Tom extra RMV (Ruim Mas Vai) 8" = Pedal duplo Pearl Power P-201TW e P-201P = Hi-hats Zildjian Z Custon 14"= China Zildjian Oriental 14" = Crash Zildjian Avedis 12" EFX #1 = Ride Sabian AA Medium 20" = Splash Zildjian Avedis 10" = Crash Wuhan S 16" = China Kashmir EFX 11" = Splash Orion 6".
Lateral direita.
Tom holder do Surdo + Clamp Gibraltar SC-UGC articulado e destacável + estante de prato Ride 20" apoiado no pé do Bumbo fazendo "mão francesa" anulando força gravitacional, sem forçar o Tom Holder.

Detalhe do posicionamento do microfone do Bumbo.
Microfone JTS modelo TX-2 (Recomendo).
Resposta de 20Hz a 12.000Hz.

Detalhe frontal do posicionamento do microfone do Bumbo = Microfone JTS modelo TX-2 (Recomendo).
Resposta de 20Hz a 12.000Hz.

Detalhe inferior do Clamp ASK B9 invertido e serrado com microfone Shure SM-57 (Caixa e Tamborim).
Clamp ASK B9: Ótima idéia, leve, pequeno, e simples.

Detalhe superior do Clamp ASK B9 invertido e serrado com microfone Shure SM-57 (Caixa e Tamborim).
Clamp ASK B9: Ótima idéia, leve, pequeno, e simples.


Clamp ASK B9 normal com Mic Samson C02 para Ride e Overs, preso no Tom de 10".
Clamp ASK B9: Ótima idéia, leve, pequeno, e simples.

Detalhe da microfonação interna com microfone de bateria Yoga DM-300A, com globo redondo preto, com sistema de amortecimento, redutor de ruido e vibração.
Não há nenhuma interferência externa com a capsula, vc pode socar o casco que nada acontece no audio.
Também não vaza pratos, etc.
É aproveitada toda a ressonância interna da pele e madeira. Como a cápsula está no centro, os harmônicos próximo ao aro são mínimos e é enfatizada a tonalidade da afinação. É o melhor posicionamento de todos.
OBS.: Quando se coloca garras nos aros da bateria, passa-se a viração do tambor para o microfone sujando o audio. Além de ficar próximo ao aro pegando harmônicos indesejados, monos peso, e também sons de fora

Escolhi o Mic de bateria Yoga DM-300A por ele ter ênfase em graves e agudos (Loudness), por ser barato e não ter muitos médios. Assim só serve para toms e não serve para Caixa.
O resultado foi o que eu esperava, um som pesado com graves e agudos definidos, e sem o trabalho de cortar os médios indesejados na mesa.
OBS.: A cápsula é presa no globo através de espumas, não há contato com o globo (menos vibração).
OBS. 2: Este DM-300A não é aconselhado para microfonar por cima por ele não ser tão direcional como SM-57, fica bom, mas vaza muito os Pratos e um pouco de Caixa. (Melhora com uso de Gates, mas é melhor não).
OBS. 3: Use cordão de capoteiro preto encerado.
OBS. 4: O cabo é enrolado em um dos cordões em forma espiral para redução de vibração.
Não aconselho microfonar INTERNAMENTE a Caixa, a não ser que queira usar como trigger ou no máximo som de esteira (meio metálico). Fiz por desencargo de consciência.
Usei uma cápsula TSI por ser boa, resistente e ter um som plano similar ao SM-58 Shure. Não usei globo por não precisar.
O Resultado foi o esperado, só dá esteira! E não é muito puro. Tem um volume em dB inacreditável... Mas dá pra usar de trigger ou de efeito.
OBS.: Tem gente fazendo Caixa microfonada de fábrica, e já digo logo: NÃO FUNCIONA!!!

Detalhe da cápsula TSI 58 na Caixa, que também pode ser usada em Toms. Mas em Toms prefiro Yoga pelas propriedades já ditas, e ainda tem a vantagem de ser mais barato.
OBS. 1: Use cordão de capoteiro preto encerado.
OBS. 2: O cabo é enrolado em um dos cordões em forma espiral para redução de vibração.

Dê somente uma volta e meia com o parafufo da canoa meio frouxo. Esticar mas nem tanto, e apertar o parafuso... Se esticar muito o cordão a cápsula pode vibrar, dependendo da vibração pode gerar uma frequencia baixa indesejável no audio.
A maioria das mesa usam cortes de 80Hz, mas é sempre bom evitar.

O buraco no casco até ajuda pra vc alargar e colocar o plug XLR ribitado no lugar... Assim o casco fica fechado também (Não nesta bateria, mas nas convencionais com tambores fechados).
Se a bateria não tem furo, vc tem que escolher um lugar de fácil acesso, com uma distância boa pra caberear, que seja menos visível possível por estética, e furar com serra copo de 19mm... Não tenha pena não, pode fazer sem dó! É tiro certo!.
Faça nos Toms, mas na Caixa não.
Leia todas as dicas para vc entender melhor como funciona.

Periféricos para Pearl RTG + Mesa + Multicabo.

Case 01: Bumbo Pearl RTG 16" + pratos.
Detalhe do bumbo.

Case 01: Bumbo Pearl RTG 16" + Pratos.
Detalhe dos pratos.

Case 01 fechado.

Case 02: Toms Pearl 8", 10", 12", RMV (Ruim Mas Vai) 8" + Cowbell + clamps LP + Tamborim + Pandeirola (Pandeirola não está na foto, fica ao lado do Tamborim).

Case 02: Toms Pearl 8", 10", 12", RMV (Ruim Mas Vai) 8" + Cowbell + clamps LP + Tamborim + Pandeirola + Caixa (sobre compensado 10mm carpetado e espuma) + espumas.
OBS.: Esta pele de Caixa da Pearl ProTone é horrível!!! Troque pela Remo - USA ou Luen - Dudu Portes porosa.

Case 02: Toms Pearl 8", 10", 12", RMV (Ruim Mas Vai) 8" + Cowbell + Clamps LP + Tamborim + Pandeirola + Caixa + Microfones e Clamps.

Case 02 fechado.

Toda a bateria, pratos, microfones, clamps, percussão, acessórios e ferragens dentro de somente 3 cases.
OBS.: E a melhor de todas!!!: Cabe no banco de traz do meu carro!!!...
Troquei uma Pearl monstruosa e mais cara por esta, e não foi à toa...





3 comentários:
Olá Henrique,parabéns o Blog ficou Show de bola.
Abçs Tupete.
Ficou profissa o blog!
Agora isso tudo cabe no porta malas da Jessica?
No porta malas eu não sei, mas no banco traseiro, sim. E ainda tem o porta malas pra carregar mais coisas se quiser... É um espetáculo!...
Postar um comentário